Rádio Escuro

Uma Rádio com História


Tudo começou no tempo das rádios piratas, no sótão de uma casa no centro da vila com equipamentos rudimentares e de montagem artesiana, um grupo de 8 jovens aventurou-se nas lides radiofónicas a emitir inicialmente só aos fins-de-semana para a sede do concelho com programas musicais e também com programas de entrevistas e debates às Individualidades de então, dos mais diversos sectores da sociedade concelhia, em que os mesmos tiveram uma boa aceitação pelos ouvintes.

Seguiu-se um período em que por imposição da Lei a rádio foi obrigada a calar-se, depois a legalização e a nossa Estação Emissora foi legalizada, posteriormente melhoraram-se as condições técnicas e as instalações, começando a emitir já com uma programação semanal organizada.

A Rádio Escuro iniciou as suas emissões regulares e legais a 27 de Abril de 1986 ao longo destes anos de existência, além de emitir normalmente e diariamente as suas emissões com noticiários próprios, locais e regionais, tem participado na realização de eventos culturais e sociais, ajudando as associações e colectividades do nosso concelho a divulgar os seus eventos e realizações à comunidade onde estão inseridas.

A Rádio Escuro tem dado oportunidade as Escolas, Associações e Jovens a realização de programas temáticos e de divertimento. No ano de 1999 candidatámo-nos ao incentivo " A Modernização Tecnológica "; candidatura esta que nos permitiu renovar todo o equipamento de emissão, com a finalidade de melhorar a cobertura e qualidade de emissão aos nossos ouvintes.

Posteriormente em 2004 , candidatámo-nos novamente ao projecto de Modernização Tecnológica ,que nos permitiu ter meios para emitir diariamente 24 horas , especialmente a pensar nos nossos Emigrantes, que estão espalhados por todo o mundo , colocámos a nossa emissão On-line , via Internet , para que os mesmos possam estar a par de tudo aquilo que se passa na sua terra Natal.

Em 2010 criámos uma página na internet que nos possibilita estreitar a nossa ligação com os ouvintes que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo. Estamos certos de que com maior ou menor dificuldade iremos ter sempre como finalidade servir cada vez melhor os ouvintes do nosso concelho e não só…