Rádio Escuro
ESTATUTO EDITORIAL
A Rádio Escuro:
1- È uma estação de radiodifusão que tem como normas predominantes a liberdade, o pluralismo, a independência e como limites únicos os impostos pela deontologia da comunicação social.
2- Define-se como independente de ideologias do poder político e autárquico, de partidos políticos, associações políticas, sindicais, profissionais, patronais, de entidades económicas e financeiras bem como de toda e qualquer crença e doutrina, respondendo apenas e só perante a Direcção da Rádio Escuro Cooperativa de Responsabilidade Limitada da qual é originária.
3- Na sua programação privilegiará os temas locais e regionais tanto no aspecto de divulgação como informativo, sendo este rigoroso, objectivo e isento permitindo o confronto de diversas correntes de opinião respeitando os direitos da pessoa e o interesse local, regional e nacional.
4- Realizará a sua actividade com sentido de responsabilidade e espirito de tolerância tendo em consideração as exigências do pluralismo e do direito de expressão das minorias, ( de acordo com a sua dimensão e sempre que isso constitua um imperativo de consciência) excluindo quaisquer incitamentos á prática de crimes ou á violação dos direitos fundamentais e rejeitando comunicações cujo conteúdo pornográfico seja inequívoco.
5- Produzirá informação onde a distinção entre notícia e opinião seja evidente e dentro das normas legais reconhece o direito de resposta a qualquer pessoa cujo bom nome se considere atingido por facto inverídico ou erróneo veículado nas suas emissões.
6- No seu conteúdo defenderá o fortalecimento da identidade cultural, local, regional, e nacional.
7- Através da sua capacidade criativa, técnica, e de gestão, pretende alcançar a maior audiência possível na sua zona de cobertura radiofónica, garantindo assim a sua autonomia e nos seus compromissos comerciais, respeite as leis do mercado acautelando sempre os valores deontológicos que persegue.
8- Se um dia sentir a impossibilidade de se manter coerente com este estatuto editorial a Rádio Escuro acabará, pois nessas circunstâncias preferimos morrer de pé.